6ª Aula de Fotografia

Antes dessa aula, tivemos que fazer um estudo sobre grandes fotógrafos e escolher um para servir de base para a nossa próxima saída fotográfica. Na aula, o professor passou pelos fotógrafos escolhidos pelos alunos e discutiu conosco as características que cada um deles tinha.

Quem já viu algumas das minhas fotografias, deve ter percebido que gosto muito de fotografar paisagens. Sabendo que a saída será no Parque do Ibirapuera, uma escolha óbvia seria o Ansel Adams. Mas, eu queria sair do P&B e, após algumas pesquisas, achei um fotógrafo da National Geographic chamado Michael Melford.

Analisando as fotos, chegamos a algumas características básicas: fotógrafo de natureza, utilização de grande angular e cores saturadas. Além das imagens, vimos que há uma entrevista com o Michael Melford. Posteriormente, também achei mais dois vídeos com ele: The Basics of Nature Photography from Michael Melford e Qualities of Light and Composition. Material para estudar em casa! 😉

No site do Michael Melford, existe um trabalho chamado The Battle to Save The Battlefields que mostra uma foto antiga de um campo de batalha histórico e uma foto de como ele é hoje. O nosso colega de turma, Daniel, levantou uma idéia interessante: fazer algo parecido para o Parque Ibirapuera. Irei levantar algumas fotos e ver a possibilidade! Obrigado pela dica, Daniel!

Os outros fotógrafos escolhidos e comentados em aula foram:

Além desses, foi citado o site Fotospot.

Bom, agora é se preparar… Até o próximo post!

Autor: Ramon Chiara

Sou Bacharel em Ciências da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela mesma instituição. Já atuei como Desenvolvedor, Líder de Equipe e Sócio em empresas do Pólo Tecnológico de São Carlos e em São Paulo. Em 2002, fui co-autor do livro "Aprendendo Java 2". Atualmente, sou Analista de Sistemas no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desenvolvendo sistemas Web em Java e, ultimamente, atuando na área de Segurança da Informação; e, Professor Universitário no Centro Universitário Senac, lecionando disciplinas ligadas à programação. Tenho, na Fotografia e no Aikido, um pouco de intuição nesse meu mar cartesiano. Mais recentemente, me formei em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e esse mar, agora, virou um oceano de possibilidades a serem desvendadas!

Deixe uma resposta